Escolha uma Página

Quem me acompanha nas redes sociais, sabem que sempre bato na tecla sobre precificação correta,

E também sabem que eu gosto de margem de contribuição para a montagem do custo final e não gosto do markup, pois com a margem conseguimos aumentar o lucro por valor agregado. 

E todo empresário me procura para conseguir maximizar o lucro, mas como realmente conseguir isso? Basta aumentar o faturamento? O lucro é atrelado ao faturamento, porem é diretamente proporcional a despesa fixa.

Mas o que realmente acontece é que o empresário ao ver o faturamento aumentar também aumenta a retirada do pró-labore e demais despesas fixas.

Fazendo com que o esforço de aumentar o faturamento seja em vão já que a despesa fixa aumentou também e a % atrelada a precificação continue a mesma. Então quando vc aumenta o faturamento sente que o lucro não aumentou, e isso acontece porque aumenta suas despesas fixas também.

A maneira ideal de maximizar o lucro é deixar a base financeira da empresa certa e focar na estratégia de marketing para aumenta o faturamento, mas sempre mantendo o pé no chão e mantendo as despesas fixas da empresa as mesmas. 

E como a margem de contribuição é inversamente proporcional ao faturamento, quando ele sobe e suas despesas fixas se mantém as mesmas o seu lucro irá aumentar, se você manter o seu preço de venda final.

O aumento do pro labore não deve ser feito quando o proprietário julga ideal, antes de aumentar a retirada é necessário uma analise de capacidade de liquidez da empresa.

Essa analise ira mostrar qual foi a verdadeira alta do faturado, se foi por período sazonal, e conseguir estabelecer o valor saudável para a saúde financeira da empresa de aumento de despesas fixas.