Escolha uma Página

Ter lucro em prestação de serviço é necessário muito mais que saber a hora trabalhada, é importante saber o processo de execução.

Quando prestamos serviços a precificação fica mais complexa, mas visualizar ele como um projeto vai te facilitar.

Por compra de mercadoria faz com que tenhamos dificuldade em saber qual verdadeiro valor a cobrar e entender qual lucro tivemos.

Isso porque não envolve somente o cálculo de nossa hora e sim todo o processo da execução desse serviço. E quando isso é planejado e executado de forma errada não conseguimos ter lucro.

Não temos lucro na prestação de serviço pois o projeto pode levar mais do que a quantidade de horas que estipulamos, sem planejamento, fazendo com que o seu valor hora seja muito menor do que o imaginado.

E quando falta a gestão do projeto sem controlar o tempo de execução ou variáveis que envolvem na execução, o lucro se dilui ao longo do tempo, demonstra a sensação de que nunca tem dinheiro em caixa.

Mas afinal qual a maneira correta para conseguir ter lucro na execução do serviço?

No primeiro momento você precisa saber o seu valor hora e após isso definir qual seu processo de execução e nesse processo precisa estar desenhado absolutamente tudo.

Por exemplo, o tempo que você leva de translado, o tempo de análise, o tempo de execução. Enfim cada serviço tem suas particularidades e cada execução, por isso um mapa de processo vai te auxiliar nessa etapa.

Somente depois disso você vai conseguir definir qual preço deve cobrar pelo serviço, de forma que o valor hora não seja dividido.

Mas como fazer a gestão para não diluir o lucro?

Bom, é na parte da gestão do projeto, defina um cronograma e entregue ao cliente como vai ser o cronograma, seja cauteloso e analise se há fatores externos não controláveis que possam atrapalhar, como por exemplo se você for engenheiro.

E administre esse cronograma, de modo que o tempo de execução não se prolongue e não deixe seu cliente atrasar o processo por motivos que não sejam de força maior, se necessário for deixe explicito isso em contrato.

E utilize uma planilha de controle de execução, onde você especifica qual foi a quantidade de horas realmente usada e comparar com a planejada

Com isso você vai conseguir avaliar no final do projeto o lucro dele, e coletar histórico de dados caso seu processo tenha sido calculado errado.